Segunda etapa da campanha é neste sábado, 14. Menores de 5 anos devem tomar as gotinhas.
Neste sábado, 14, acontece a segunda etapa dacampanha nacional de vacinação contra a Poliomielite. A meta do Ministério da Saúde é vacinar mais de 14,6 milhões de crianças em todo o país. Todas as crianças até cinco anos devem tomar as gotinhas.
Aos pais e responsáveis, vale lembrar que a vacina é segura e não tem contra indicações. No entanto, é recomendando que os pequenos que estejam com febre acima dos 38 graus ou com alguma infecção sejam avaliadas por um médico antes de receberem a imunização.
A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre ao ser infectada, mas adquire lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. Na maior parte das pessoas é assintomática, porém de 4 a 8 % podem apresentar uma doença leve não-específica, com febre, mal-estar e dor de garganta. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a contaminação se dá principalmente por via oral.
Nos EUA, o último caso de poliomielite ocorreu em 1979. A doença foi considerada erradicada no Brasil em 1994, 19 anos após o começo dos estudos sobre a epidemiologia da poliomielite. Para se ter uma ideia, até a década de 1980, com poucas localidades tendo programas de vacinação, eram registrados cerca de 2300 casos por ano. Em 1983, com a mudança na estratégia de "ataque", apenas 45 casos foram notificados ao Ministério da Saúde.
A segunda etapa da vacinação contra a paralisia infantil acontece das 8h às 17.
Não se esqueça de vacinar seus filhos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário