"Uma dupla mais estranha não existe: Justin Bieber com seus looks de galã e sua doçura da Mayberry, e Lady Gaga com suas fantasias ultrajantes e personalidade bizarra.
E no entanto, eis o rei e a rainha da cena da música e video de hoje em dia, ocupando o lugar dos monarcas da era-MTV, Michael Jackson e Madonna.
Em suas tórridas marchas para o clique do mouse - em Setembro, Bieber estava ganhando 3,7 milhões de visualizações por dia, Gaga 1,8 milhão - os cantores serão os primeiros entertainers a chegar a 1 bilhão de visualizações no YouTube cada, Gaga perto de 25 de Outubro e Bieber perto de 3 de Novembro, diz David Burch do TubeMogul, que monitora o trânsito de vídeos online.
Contribuindo pesadamente para o escalonamento de seus status, estão Baby de Bieber, com 353 milhões de visualizações (com um um tempo de exibição de 3:45, que são cerca de 2.518 anos de exibição na tela), e Bad Romance de Gaga, que contou 291 milhões de visualizações (com 5:08, 2.832 anos).
Os distantes vice-campeões? Jackson e Britney Spears, cada um com aproximadamente 600 milhões de visualizações.
"Ninguém chega perto de Gaga e Bieber em termos de reunir esse tipo de estatística nesse curto tempo." Burch diz. "Claramente, eles estão batendo em algo grande."
Isso seria um potente entendimento da natureza interativa dos consumidores das mídias de hoje. Em contraste com os dias passivos de ver vídeos na TV ou ouvindo canções no rádio, os fãs de hoje da música podem ativamente promover um artista através de repetir visualizações e encaminhar vídeos para amigos, diz Monica Herrera, editora de notícias da Billboard.
"O modelo de hoje envolve manter o conteúdo chegando em curtos estouros e estar bem visível aos fãs, comparado aos dias que não ser visto podia ser considerado cool," Herrera diz. "Quando você clica em seu mouse, você pode estar com a estrela."
O porta-voz so YouTube, Chris Dales, diz que para muitos fãs de música, "clicar em um vídeo é como uma competição - quanto mais eles fazem isso, mais eles acabam ajudando seus artistas favoritos," ele diz. "Bieber a Gaga descobriram que há um núcleo de sobreposição entre o que eles fazem e o que a geração deles quer."
O vídeo é central para a carreira de ambas as estrelas. Gaga elabora criações, que frequentemente recrutam a ajuda de divas como Beyonce, e quase demanda ser mais visto do que ouvido.
E Bieber literlamente deve seu sustendo ao YouTube: Vídeos amadores dele cantando são o que o levou a assinar com a estrela R&B Usher. Também parece que o adolescente está construindo uma carreira em frente à camera: Ele está interpretando um adolescente problemático em episódios de CSIda CBS.
"Justin Bieber é o primeiro fenômeno adolescente da era do acesso universal" a estrelas, diz Bob Lefsetz, autor do blog da indústria musical Lefsetz Letter. "Ele está mostrando que a Internet realmente está fornecendo novas oportunidades para o negócio da música. E os valores de produção dos clipes (de Gaga) provam que o vídeo musical de não está morto."
Nenhum comentário:
Postar um comentário